Semana do Turismo abre programação com “panelaço” de mojica de pintado na Praça Alencastro

Por Michelle Cândido | Jornal do Ônibus

O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) em parceria com Secretaria Adjunta de Estado de Turismo (Seadtur), lançaram nesta quarta-feira (11), a “Semana do Turismo”, que será realizada entre os dias 25 e 27 de setembro com uma programação extensa, que visa fomentar os atrativos turísticos do estado.

Participaram do lançamento o secretário adjunto de Estado de Turismo, Jeferson Moreno, o secretário adjunto de Estado de Cultura, Paulo Traven, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Francisco Vuolo, o  presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio Mato Grosso, Manoel Procópio e o representante do Trade Turístico, Jaime Okamura.

“Lançamos a semana do turismo em Mato Grosso com o principal objetivo de trazer o turismo para perto da população mato-grossense, queremos popularizar o turismo no estado, por isso nós vamos realizar no dia 25 de setembro um evento na Praça na Alencastro, aonde vamos levar todos os atrativos turísticos do nosso estado, em parceria com o Senac, Sesc, vamos mostrar o artesanato regional para fomentar as riquezas dos produtos turísticos de Mato Grosso”, disse o presidente do sindicato (SHRBS), Luís Carlos Nigro.

A Semana do Turismo inicia no dia 25 de setembro, com o ‘Turismo na Praça’, onde artesãos realizarão mostra de artigos regionais que representam a cultura e os costumes de Mato Grosso, na Praça Alencastro. Neste dia, também participarão empresários do ramo de gastronomia, o grupo “Caçarola dos Chefes” vai servir um panelaço da tradicional mojica de pintado para a população que por ali passar.

“A prefeitura de Cuiabá está junto para somar esforços nessa iniciativa em comemoração ao dia internacional do turismo. Temos vários programas para fazer parceria durante o evento, vamos instalar um painel de LED na Praça Alencastro para que possa ser projetando vídeos com material promocional de cada município que vira participar desse grande evento, e também estaremos com um CAT móvel participando. Precisamos fortalecer essa cadeia produtiva do turismo que é muito importante para o desenvolvimento do estado de Mato Grosso”, declarou Francisco Vuolo.

Já no dia 26 de setembro, a programação continua na feira do Sesc Arsenal (bulixo), com stand de turismo. Paralelo com esse evento acontecerá uma palestra na Faculdade de Cuiabá (Fauc), que abordará o turismo de Mato Grosso.

O Sesc Arsenal também será palco da solenidade de enceramento da Semana do Turismo, no dia 27 de setembro, data em que se comemora o Dia Internacional do Turismo, Dia do Turismólogo e Dia Estadual de Turismo. Nessa ação palestras e workshop serão ofertados para a população, das 18h às 21h.

Segundo o secretário adjunto de turismo do Estado, Jeferson Moreno, a parceria entre o sindicato e a secretaria é ideal para alcançar o objetivo que ele tem desde que assumiu a pasta. “A gente vem com um mote, que eu estou trabalhando muito forte na Secretaria de Estado, que é o Mato Grosso para os mato-grossenses. Nós temos que nos empoderar dos nossos atrativos, do que a gente tem dentro do estado de Mato Grosso”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *