Dicas de Saúde: Gripe H1N1 previna-se

Da Redação

 

A gripe é um tipo de resfriado forte?

Não! Ela é causada pelo vírus influenza, e sua manifestação é muito mais grave. O resfriado é causado pelo rinovírus, e os sintomas são mais leves.

A gripe pode levar a complicações fatais?

Sim! Ainda morrem muitas pessoas devido á gripe, principalmente idoso e crianças pequenas. Em geral a recuperação leva duas semanas mas a gripe pode levar a complicações como a pneumonia e insuficiência respiratória, podendo chegar até a morte.

Quando nos vacinamos contra a gripe realmente estaremos protegidos?

Sim! De acordo com a organização Mundial da Saúde, a medida mais eficaz para prevenir é a vacinação. Mas lembre-se que, quanto antes se vacinar, menor o risco de contrair influenza nessa temporada.

Quando tomo a vacina da gripe, posso ficar gripado?

Não! As vacinas de gripe comercializadas no Brasil, contém fragmentos subunitários de cepas do vírus, influenza, as quais são incapazes de causar a doença. O que pode acontecer é pessoa ter sido infectada antes de se vacinar e os sintomas aparecem depois da vacinação.

No ano passado tomei a vacina da gripe, então não preciso mais me vacinar.

Não! Os vírus causados da gripe estão sempre em mutação, além disso, anualmente a OMS define quais cepas estão mais frequentes naquela estação e isto define a composição da vacina a cada ano. Por isso, precisamos nos vacinar anualmente.

Devo me vacinar contra a gripe o mais rápido que puder.

Sim! Devemos nos imunizar assim que as vacinas estejam disponíveis, pois o nosso corpo levará cerca de 2 semanas para desenvolver proteção contra a gripe.

Prevenindo a gripe: há medidas além da vacinação para diminuir a transmissão do vírus.

Sim! Além da vacinação anual, há medidas que podem diminuir a transmissão do vírus, como: lavar as mãos, evitar o contato com pessoas doentes, ficar em casa quando estamos doentes, evitar coçar os olhos, nariz e boca, cobrir o nariz quando espirramos e a boca quando tossimos e praticar bons hábitos de saúde.

O vírus da gripe H1N1 é mais perigoso que o H3N2.

Sim! O H1N1 no Brasil tem sido associado a maior mortalidade, porém p H3N2 também é responsável por um alto número de complicações e fatalidades. Por isso a importância da vacinação!

Alguns casos:

Gestantes e lactantes.

Mais uma razão para se vacinar! O risco de complicações da gripe é maior durante a gravidez e a vacinação está associada á redução do risco dos recém-nascidos contraírem esta infecção.

Quando na terceira idade.

Mais uma razão para se vacinar! Idosos têm maior risco de desenvolver complicações da gripe e podem ser infectados pelo contato com os próprios familiares doentes.

Tenho bronquite crônica (asma)

Qualquer pessoa com a doença respiratória crônica como asmas, bronquite, DPCO e outras, além dos fumantes, deve ser vacinada pelo maior risco de infecções pulmonares.

Sou diabético, e não estou bem controlado.

Todas as pessoas diabéticas e com outras doenças metabólicas crônicas, como colesterol aumentado, e outras, devem ser vacinadas anualmente contra a gripe. A imunidade debilitada, comum em quadros da influenza, pode contribuir para piora de outras doenças.

Minha mãe está em tratamento quimioterápico.

Mais uma razão para ambos vacinarem! O tratamento pode afetar a imunidade, deixando-a mais suscetível a complicações da influenza e o contágio pode ocorrer pelos próprios familiares.

Tenho um filho com 15 meses, que não sai muito de casa.

As crianças com menos de 5 anos têm maior risco de complicações sérias da gripe e podem ser infectadas pelo contato com os familiares ou amigos doentes. A vacinação infantil é a melhor defesa, prevenindo hospitalizações, fatalidades e transmissão para outras crianças!

 

 

 

Foto: Ilustração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *