Casos de Sarampo aumentam em todo o Brasil

Por Evelyn Souza | Jornal do Ônibus

 

Uma doença altamente transmissível, o sarampo é causado por um vírus que pode levar a pessoa infectada à morte. A transmissão ocorre através da tosse, fala, espirro e respiração muito próxima da pessoa contaminada.

No Brasil nos últimos 90 dias já foram registrados mais de 2.300 casos confirmados de sarampo.

O Ministério da Saúde divulgou um boletim epidemiológico da doença, entre 09 de junho a 31 de agosto de 2019, sendo notificados 20.292 em todo pais, segundo este boletim existe seis casos suspeitos em Mato Grosso, porém a secretaria de saúde do estado confirmou a notificação apenas de quatro casos, podemos recordar que em 2018 dois casos de sarampo no município de Guarantã do Norte, em Mato Grosso, foram confirmados.

A contaminação pela doença ocorre de pessoa pra pessoa por vias aéreas, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. No caso das pessoas próximas não estarem vacinadas a transmissão é eminente. Os principais sintomas do sarampo é febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, manchas brancas na parte interna das bochechas , nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

Para se prevenir é recomendável a vacinação, que é disponibilizada pelo Ministério da Saúde e encontrada em centros de saúde por todos os municípios do estado. Devido o aumento de casos de sarampo todas as crianças de 6 meses á 1 ano  precisam ser vacinadas, entretanto se  você tem de 1 a 29 anos e recebeu apenas um dose é necessário que se tome a segunda dose, pessoas de 30 a 49 anos também precisam se prevenir tomando uma única dose.

 

 

 

* Com informações do Ministério da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *