29 de Agosto – Dia Nacional de combate ao fumo

Da Redação

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, foi instituído em 1986 pela lei nº: 7488, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos causados pelo tabagismo.

Uma pesquisa elaborada pela Divisão de Pesquisa Populacional do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostra que, em 2017, foram registrados 27.931 óbitos, mortes causadas pelo câncer de pulmão, doença desenvolvida através do tabagismo. Em 2018, foi calculado mais de dois milhões de casos novos e mais de um milhão de mortes pela doença. Estima-se que neste ano mais de 31.270 casos de câncer de pulmão sejam descobertos no Brasil.

O dia nacional de combate ao fumo vem para reforçar ações nacionais contra o tabagismo. Tais ações que resultaram na Lei Antifumo (lei nº 12.546/11). O tabagismo é um dos maiores causadores de doenças em todo o mundo, podendo desencadear mais de 50 problemas de saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) conta com um programa para pessoas que desejem parar de fumar, o tratamento é gratuito e disponibiliza medicamentos e acompanhamento médico.

Confira algumas dicas para quem deseja parar de fumar:

  • Mude a sua dieta: as frutas, legumes, sucos e leite são ótimos aliadas.
  • Tome bastante água: pois é desintoxicante natural, ela ajuda no processo de eliminação de toxina e limpa seu organismo mais do que qualquer outro líquido.
  • Pratique exercícios físicos: faça exercícios aeróbicos cinco vezes na semana, artes marciais também é um ótimo aliado.
  • Procure ajuda de um médico.

Lei Antifumo (lei nº 12.546/11)

Determina a proibição do ato de fumar em ambientes coletivos, públicos ou privados, como restaurantes, clubes e halls de entrada em condomínio. A determinação afeta, até mesmo, locais parcialmente fechados com divisória e extingue a existência dos fumódromos e propagandas de cigarro. Em caso de descumprimento dessa lei, os estabelecimentos são multados

 

 

 

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *