Rua do Rasqueado volta ao Centro Histórico com show de Scort Som em edição dos 300 anos

A cultura cuiabana está viva e habita as ruas de pedra e calçadas antigas dos casarões. Nesta quinta-feira (22), o Centro Histórico volta a escutar os primeiros ganzás de uma série de 12 quintas-feiras do evento “Rua do Rasqueado – Cuiabá 300 anos”, primeiro projeto do edital FUNDO/2019 a ser executado. A festa é gratuita e acontece na praça Caetano Albuquerque, das 18h às 22h ao som de Scort Som e Guapo.

As noites dançantes, de bailes na rua são tradicionais em Cuiabá e fazem parte da memória do cuiabano. Quem não lembra, vai ter a oportunidade de relembrar ou conhecer. A “Rua do Rasqueado – Cuiabá 300 anos” foi aprovada em edital FUNDO/2019 na categoria música. O projeto conta com 12 eventos, sempre às quintas-feiras, que serão distribuídos em praças pelo Centro Histórico de Cuiabá.

“A intenção é ocupar novamente o Centro Histórico de Cuiabá, com entretenimento para a população de baixa renda, gratuito, aquelas pessoas que querem curtir a noite tranquilo, dançar e voltar pra casa feliz. E essa região da cidade precisa se movimentar, como São Paulo, como Recife. Era uma região que antes tinha cinemas, restaurantes. Então, estamos resgatando essa cultura cuiabana”, explicou o autor do projeto, o cantor Milton Pereira de Pinho, mais conhecido como Guapo.

Guapo ainda revelou que, com a transformação da cidade numa metrópole cosmopolita, o festival que completa 26 anos se transforma junto com a cidade. “Antes a gente só tocava rasqueado e alguns pagodes, agora estamos somando, agregando pessoas de várias partes, teremos lambadinha e lambadão e ao longo do projeto participações de grupos de imigrantes em Cuiabá”, disse Guapo.

O evento será dividido em blocos de lambadinha, lambadão e rasqueado, além de um quadro de Clássicos Mundiais, que de acordo com Guapo será o momento das canções e artistas que marcaram época, como Beatles, Frank Sinatra entre outros. A banda Scort Som é a convidada da semana, mas a cada quinta-feira a programação se faz nova e abre-se espaço para novos e consagrados talentos da música autoral em Cuiabá.

“Estes são investimentos em cultura da nossa gente, para a Cuiabá dos 300 anos, mas pensando numa Cuiabá dos próximos 300, na valorização dos nossos artistas, da nossa arte, do nosso patrimônio histórico”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O titular da Cultura, Esporte e Turismo destaca que a Pasta tem exercido importante papel no resgate das raízes culturais de Cuiabá. Exemplos disso são o Campeonato de Siriri, realizado em maio deste ano, e a inauguração da Praça dos Cururueiros, nesta semana. “A renovação quando se trata de música não depende só de uma ação do poder público. Não depende só da gente fomentar pontualmente. É necessário que se crie políticas públicas e que elas sejam mantidas”, diz.

O secretário adjunto de Cultura, Justino Astrevo destaca o esforço do Conselho Municipal de Cultura, responsável pela avaliação dos projetos, em pensar no futuro da cultura cuiabana no processo de seleção dos aprovados, em estruturar a cultura tradicional para que ela resista pelos próximos 300 anos.

“Nós estamos fazendo um investimento forte na cultura tradicional, com projetos de gravação de CD’s, DVD’s, uniformes para os grupos, instrumentos, para que quando chegarmos ano que vem, no próximo aniversário da cidade os grupos estejam preparados, vamos partir de um novo pressuposto”, completou Justino Astrevo.

O projeto “Rua do Rasqueado” é o primeiro dentre os 51 projetos aprovados no edital FUNDO/2019 a ser executado. A Secretaria de Cultura publicou no último dia 09 de agosto o cronograma de desembolso em que se definiu para o mês de agosto o pagamento dos projetos de música e artes visuais para projetos coletivos. O cronograma será tratado como prioridade pela Secretaria de Cultura e também pela Secretaria de Fazenda, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro. Ele segue até novembro, totalizando R$ 2,1 milhões em investimento em cultura na capital mato-grossense.

SERVIÇO

O QUE: Rua do Rasqueado – Cuiabá 300 anos

QUANDO: quinta-feira (22), das 18h às 22h

ONDE: Praça Caetano Albuquerque, Centro Histórico de Cuiabá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *