Sem categoria

Dia do Cardiologista: Pense na saúde do seu coração!

Publicado

na

Por: Evelyn Souza com supervisão da editora- chefe

 

Neste dia 14 de agosto é comemorado o Dia do Cardiologista, a data marca a valorização do profissional que cuida do coração. Além dos reconhecimentos oferecidos aos profissionais, também é uma data para a conscientização da população sobre os cuidados a serem tomados para evitar as doenças cardiovasculares. O dia foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e é celebrada desde 2007 no Brasil.

O cardiologista pode atuar no diagnóstico das doenças, na realização de exames físicos e clínicos e na interpretação de exames cardíacos como eletrocardiograma, ecocardiograma e exames relacionados a doenças do coração. Para atuar na área necessário ser formado em medicina em um curso reconhecido pelo MEC, e se especializar em cardiologia.

As doenças cardiovasculares são umas das principais causadoras de morte no mundo. Em 2017, mais de 17 milhões de pessoas morreram vítimas de doenças cardiovasculares pelo mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e no Brasil não é diferente, a média anual é de 350 mil, o equivalente a uma vida perdida a cada 40 segundos.

Leia Também:  Criança é levada morta para hospital; mãe e namorada são presas

É recomendado que a população faça anualmente exames clínicos para descartar qualquer doença, porém, pessoas que tenham casos de problemas cardíacos na família precisam de atenção redobrada, pois terá que fazer estes exames regulares para que não tenha surpresas futuras. O Jornal do Ônibus listou algumas dicas para prevenir e cuidar do coração:

  1. Reduza a ingestão de alimentos gordurosos e com muito sal
  2. Cuide do peso
  3. Não exagere no álcool
  4. Evite o tabagismo
  5. Evite estresses excessivos
  6. Controle a pressão arterial
  7. Consulte um médico

 

 

 

Foto: Ilustração

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

No ato: Homem é preso em flagrante depois de roubar celular de casal

Publicado

na

Policiais militares do 6º BPM de Cáceres (a 225 km de Cuiabá) prenderam nesta quinta-feira (17.09), um homem por roubo, no bairro Parque Nova Era.

Os policiais foram acionados para atender um assalto em andamento. Quando chegaram ao local, encontraram pessoas em luta corporal com o suspeito. 

Com a situação apaziguada, as vítimas, um homem e uma mulher, contaram que tinham sido rendidos pelo suspeito que estava armado e os obrigou entregar o celular.

O cidadão reagiu e tomou a arma do suspeito, mas era uma réplica de pistola e iniciou uma luta com o criminoso. Moradores próximos foram ajudar e acionaram a PM. O suspeito estava com uma bicicleta que também foi apreendida.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: PM-MT
Leia Também:  Polícia prende dupla e impede golpe de R$ 1,5 milhão na Caixa Econômica
Continue lendo

PUBLICIDADE

POLÍTICA

ECONOMIA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA