Dia do Cardiologista: Pense na saúde do seu coração!

Por: Evelyn Souza com supervisão da editora- chefe

 

Neste dia 14 de agosto é comemorado o Dia do Cardiologista, a data marca a valorização do profissional que cuida do coração. Além dos reconhecimentos oferecidos aos profissionais, também é uma data para a conscientização da população sobre os cuidados a serem tomados para evitar as doenças cardiovasculares. O dia foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e é celebrada desde 2007 no Brasil.

O cardiologista pode atuar no diagnóstico das doenças, na realização de exames físicos e clínicos e na interpretação de exames cardíacos como eletrocardiograma, ecocardiograma e exames relacionados a doenças do coração. Para atuar na área necessário ser formado em medicina em um curso reconhecido pelo MEC, e se especializar em cardiologia.

As doenças cardiovasculares são umas das principais causadoras de morte no mundo. Em 2017, mais de 17 milhões de pessoas morreram vítimas de doenças cardiovasculares pelo mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e no Brasil não é diferente, a média anual é de 350 mil, o equivalente a uma vida perdida a cada 40 segundos.

É recomendado que a população faça anualmente exames clínicos para descartar qualquer doença, porém, pessoas que tenham casos de problemas cardíacos na família precisam de atenção redobrada, pois terá que fazer estes exames regulares para que não tenha surpresas futuras. O Jornal do Ônibus listou algumas dicas para prevenir e cuidar do coração:

  1. Reduza a ingestão de alimentos gordurosos e com muito sal
  2. Cuide do peso
  3. Não exagere no álcool
  4. Evite o tabagismo
  5. Evite estresses excessivos
  6. Controle a pressão arterial
  7. Consulte um médico

 

 

 

Foto: Ilustração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *