Sem categoria

Dicas de Saúde: Saiba como tratar a Caxumba

Publicado

na

Por Evelyn Souza, com supervisão da editora-chefe

A Caxumba é uma doença também conhecida como Papeira e costuma afetar crianças e adolescentes no período escolar, mas também pode acometer adultos em qualquer idade. Normalmente, a caxumba tem evolução benigna, mas em alguns raros casos pode apresentar complicações resultando em internações e até mesmo em morte.

A doença é transmitida pelas vias aéreas ou por contato direto com saliva de pessoas infectadas, já a transmissão indireta é menos frequente, mas pode ocorrer pelo contato com objetos e utensílios contaminados com secreção do nariz ou boca. Sendo um vírus da família Paramyxoviridae, ela causa infecção no tecido da glândula parótida, mas pode infeccionar outras glândulas do corpo.

Os principais sintomas da caxumba é o inchaço e dor nas glândulas salivares, podendo ser em ambos os lados ou em apenas um deles, febre, dor de cabeça, dor ao mastigar e engolir. Vale lembrar uma vez infectada e curada da caxumba, a pessoa tem imunidade permanente contra o vírus. Essa proteção vitalícia também é garantida pela vacinação, que é a melhor e principal forma de prevenção.

Leia Também:  Concessão de terras públicas

É recomendável que quando diagnosticado com caxumba, o paciente passe a comer alimentos moles ou pastosos para que não machuque as glândulas que se encontram inchadas. Veja agora uma receita de sopa de batata-doce com gengibre.

Receita: Sopa de batata-doce e gengibre

Ingredientes:
800g de batata-doce em cubos
4 xícaras (chá) de água
2 colheres (sopa) de óleo de coco
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de gengibre ralado
Sal a gosto
Cheiro-verde picado para polvilhar
Gengibre ralado para decorar

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque a batata, cubra com a água e cozinhe em fogo médio até amaciar. Desligue, deixe amornar e bata no liquidificador até ficar cremoso. Reserve. Aqueça outra panela com o óleo de coco, em fogo médio, e frite a cebola, o alho e o gengibre até dourar. Adicione a batata batida, sal e cozinhe até ferver. Desligue e sirva polvilhado com cheiro-verde e decorado com gengibre.

 

 

Foto: Ilustração

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

No ato: Homem é preso em flagrante depois de roubar celular de casal

Publicado

na

Policiais militares do 6º BPM de Cáceres (a 225 km de Cuiabá) prenderam nesta quinta-feira (17.09), um homem por roubo, no bairro Parque Nova Era.

Os policiais foram acionados para atender um assalto em andamento. Quando chegaram ao local, encontraram pessoas em luta corporal com o suspeito. 

Com a situação apaziguada, as vítimas, um homem e uma mulher, contaram que tinham sido rendidos pelo suspeito que estava armado e os obrigou entregar o celular.

O cidadão reagiu e tomou a arma do suspeito, mas era uma réplica de pistola e iniciou uma luta com o criminoso. Moradores próximos foram ajudar e acionaram a PM. O suspeito estava com uma bicicleta que também foi apreendida.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: PM-MT
Leia Também:  CÁCERES: Festival de Pesca em MT tem maior premiação da história
Continue lendo

PUBLICIDADE

POLÍTICA

ECONOMIA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA