Catapora, a doença que mais atinge crianças

Por: Evelyn Souza, com supervisão da editora-chefe

 

Também conhecida como varicela, a catapora é altamente contagiosa e causada pelo vírus Varicela-Zoster, ela se manifesta, geralmente, na infância, porém adolescentes e adultos também podem ser infectados.

Entre 2012 a 2017 mais de 602.136 casos de varicela foram notificados no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. A incidência da doença é maior em crianças de 1 a 4 anos.

Os principais sintomas da catapora são manchas e bolhas vermelhas na pele, marcadas pela coceira. Entretanto, a varicela também pode apresentar outros sintomas como mal-estar, cansaço, dor de cabeça, febre e a falta de apetite.

Aos primeiros sintomas é preciso procurar um serviço de saúde para que um profissional possa orientar o tratamento e avaliar a gravidade da doença. Para evitar o contágio é necessário que a pessoa infectada não frequente locais públicos até que as lesões estejam cicatrizadas.

O tratamento é feito através de analgésicos e antitérmicos para aliviar a dor de cabeça e baixar a febre; e anti-histamínicos (antialérgicos) para aliviar a coceira. Os cuidados de higiene são muito importantes e devem ser feitos apenas com água e sabão, para diminuir a coceira. O ideal é fazer compressa de água fria. Outra dica é preparar um banho com arnica que ajuda a aliviar a coceira.

 

Receita: Banho de chá de arnica

 

O banho com chá de arnica possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas que eliminam a infecção e inflamação das bolhas da catapora, aliviando o desconforto e a coceira.

 

Ingredientes

4 colheres (de sopa) de folhas da arnica

1 litro de água

Modo de preparo

Juntar os ingredientes numa panela e levar ao fogo até ferver. Depois, apagar o fogo, tampar a panela e deixar amornar. Quando a água estiver morna, deve-se utilizar este chá para lavar todo o corpo após o banho, deixando a pele secar sozinha sem esfregar com a toalha.

 

 

 

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *