Colesterol: saiba como cuidar e prevenir!

Por Evelyn Souza, com a supervisão da editora-chefe

 

O colesterol é um tipo de gordura produzida em nosso organismo que tem o papel vital de manter as células funcionando e de produzir hormônios e vitamina D.

Entretanto, o excesso de colesterol no sangue pode aumentar o risco de doenças do coração tais como aterosclerose, infarto, insuficiência cardíaca e pressão alta.

Em uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em 2018, cerca de 60 milhões de pessoas sofrem com o colesterol alto. Sendo quatro entre dez brasileiros adultos. O estudo ainda revelou que, aproximadamente, 11% nunca fizeram exame de colesterol e quase 70% só realizou o exame após os 45 anos de idade.

O colesterol é produzido pelo fígado e também pode ser adquirido através da alimentação, por este motivo o Jornal do Ônibus vai dar algumas dicas de saúde voltadas para a alimentação e mudança de hábitos, que podem ajudar a prevenir e controlar a doença:

O exercício físico é fundamental: o sedentarismo é um fator que contribui significativamente para o acúmulo de gordura no organismo.

Evite agravantes: o cigarro e o álcool.

Relaxe: o stress é outro desencadeador das complicações do colesterol.

Tenha bons hábitos alimentares: Inclua alimentos saudáveis em sua dieta: frutas, legumes, vegetais e carnes saudáveis, tenham moderação no consumo de gorduras insaturadas.

Procure sempre um profissional de saúde: consultar um médico freqüentemente é importante para acompanhar os níveis de colesterol, somente um profissional poderá lhe indicar o tratamento mais adequado em caso de anormalidade.

 

Receita de bolo de coco

E quem disse que pessoas com colesterol não podem comer bolo? O Jornal do Ônibus trás uma receita de bolo de coco para mostrar que pode sim. O coco é um grande contribuinte na eliminação de gordura da corrente sanguínea assim ajudando a controlar o colesterol, além disso, o coco é benéfico para a tireóide, ansiedade, nervosismo e aumento de peso.

Ilustração

Ingredientes:

4 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
2 e ½ xícaras de leite azedo
4 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de fermento em pó
1 xícara de coco ralado

Modo de preparo:

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. Adicione o leite e o restante dos ingredientes. Lembrete: o leite deve ser azedo na hora, com gotas de limão ou vinagre. Após isso, asse a massa por aproximadamente 40 minutos.

 

 

Foto de capa: Ilustração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *