OPINIÃO DO DIA: Seja Bem-Vindo Bolsonaro!

Presidente Jair Bolsonaro. Foto: Isac Nóbrega.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL), desembarca na próxima quarta-feira (5) na divisa dos Estados de Goiás e Mato Grosso.

Trazendo na bagagem o lançamento do Projeto “Juntos pelo Araguaia”, o maior programa de recuperação de matas ciliares do planeta, Bolsonaro junto a Mauro Mendes e Ronaldo Caiado, deve apresentar em suas conversas mais íntimas com os dois governadores o assunto do momento: O apoio à Reforma da Previdência.

Esta pauta delineará os caminhos do futuro para viabilização dos projetos do presente.

Governadores de pires nas mãos, dificuldades, greves e balança tributária em negativo, devem aproveitar o momento da visita para pedir o empenho do Presidente ao atendimento de suas pautas que tanto necessitam para a manutenção de seus Estados.

A premência e urgência da aprovação da previdência é um trunfo dos governadores e suas bancadas para uma moeda de troca diferente do famoso “toma lá dá cá”. As solicitações dos governadores são democráticas, viáveis e exequíveis e a boa vontade do Presidente, e suas ordens expressas, podem acelerar os processos em Brasília.

Liberação dos recursos da Lei Kandir, o FEX, que tanto incrementaria as finanças dos Estados, são a tabua de salvação de muitos e provocaria uma aceleração ao equilíbrio das contas estaduais, que estão no vermelho prejudicando investimentos e travando projetos importantes.

Sensível aos pedidos de governos aliados, esta visita pode ser um marco em direção ao atendimento das demandas destes dois importantes Estados e dar, especialmente, a Mato Grosso uma vitamina de recuperação de suas contas e investimentos.

Receber o Presidente com carinho e dar-lhe a atenção merecida, mostrar que o Estado apoia e dá sustentação ao seu governo tem que ser o dever de casa nesse encontro.

Esperando dias melhores, lutando com muita disposição pelo Estado e tratando a coisa pública com seriedade e respeito, Mauro Mendes e Mato Grosso deverão fazer bonito na solenidade e deixar o Presidente, levando na bagagem de volta, a certeza de que o Estado faz parte do futuro que o Brasil precisa, quer e espera destes novos governos.

JPM – João Pedro Marques é advogado e jornalista, com escritórios em Brasília e Mato Grosso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *