Mais de 5 mil alunos de rede pública de Cuiabá participam da Gincana Ecológica

Da redação (com informações da assessoria)

 

Alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profa. Gracildes Melo Dantas, localizada no bairro Altos da Glória, realizaram nessa sexta-feira (31), a pesagem dos materiais recicláveis coletados para a 9ª Gincana Ecológica das escolas públicas municipais de Ensino Fundamental de Cuiabá. A unidade é uma das treze escolas participantes da gincana, que tem como iniciativa comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que será celebrado em 05 de junho. As duas unidades com maior volume recolhido nas categorias pequeno e grande portes, serão premiadas.

Para a coleta dos materiais, foram entregues nas unidades os sacos de BAGs, onde estão sendo acondicionadas as embalagens plásticas recicláveis. Até o dia 03 de junho, as escolas participantes deverão coletar os materiais dentro das especificações determinadas – copos descartáveis; tampas; potes de alimentos; garrafas PET; sacos e sacolas; recipientes de limpeza; canos e tubos PVC; brinquedos e baldes. Esses sacos devem estar em local de fácil acesso para facilitar o processo de pesagem. As embalagens recolhidas serão posteriormente doadas a uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis.

A coordenadora da escola, Dalva Catarina do Nascimento disse que a gincana é um incentivo para diminuir a poluição do bairro e do município. “Os alunos aprendem na prática a importância da reciclagem e a fazer o descarte correto do lixo. Aqui na escola, todos estão empenhados, desde a gestão até os alunos, coletando os materiais no bairro. A participação das crianças é muito ativa, então a escola as motiva e as incentiva. Os pais também estão participando, juntando as embalagens em casa. A campanha está sendo muito interativa em relação com o que se deve fazer com o lixo”, explica Dalva Catarina.

Durante a gincana, além de atividades de coleta de embalagens plásticas recicláveis, os 5.450 alunos das treze unidades educacionais, participam de palestras com o tema “O meio ambiente cuiabano e suas transformações ao longo de 300 anos”, atividades artísticas e culturais com temática ecológica, tudo pensado para enfatizar a importância do cuidar do planeta para a atual e as futuras gerações. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e sua Diretoria de Ensino e Coordenadoria de Programas e Projetos, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADES) e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU).

A premiação será dividida em duas categorias: escolas de pequeno porte (com até 500 alunos) e escolas de grande porte (com mais de 500 alunos). O 1º lugar de cada categoria vai receber, troféu; televisão; kits esportivos para a escola; 45 mochilas para os alunos e 01 aula de campo relacionada com a temática do projeto para até 45 alunos que serão selecionados pela unidade educacional. O 2º lugar de cada categoria irá receber, troféu; kits esportivos para a escola; kit escolar para 45 alunos e 01 aula de campo relacionada com a temática do projeto para até 45 alunos que serão selecionados pela unidade educacional.

A divulgação do resultado da 9ª Gincana Ecológica será feita no dia 05 de junho, às 8h, no Horto Florestal.

 

Serviço

9ª Gincana Ecológica das Escolas de Ensino Fundamental

 

Datas:

Até  03 de junho

Campanha de arrecadação das embalagens plásticas recicláveis pelas unidades educacionais.

Palestras e oficinas nas unidades educacionais e pesagem e recolhimento das embalagens plásticas recicláveis

 

05 de junho

Comemoração do Dia do Meio Ambiente, encerramento do projeto e entrega da premiação

Horário: 8h

Local: Horto Florestal Tote Garcia

Rua Ivan Rodrigues Arraes, s/n – Coxipó da Ponte – Cuiabá/MT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *