Estimulando criação literária Sesc Arsenal realiza oficina de crônicas com Fabrício Corsaletti

Da redação (com informações da assessoria)

 

 

 

Com cinco encontros, participantes e autor irão analisar contribuições do gênero para a literatura

 

O Sesc Arsenal oferece oficina de Criação Literária voltada para a produção de crônicas, a partir desta terça-feira (14), às 18h. Com a parceria do escritor Fabrício Corsaletti, os encontros irão discutir a construção do texto e suas origens, como também vai permitir leituras de crônicas em sala.

A oficina segue até sábado (18), e nesse último encontro, os participantes poderão ler crônicas autorais, produzidas durante a oficina. Toda a dinâmica será idealizada em conjunto com público, as dúvidas sobre o gênero serão pensadas e debatidas.

Por isso, Fabrício já adianta algumas questões que irão guiar as reuniões. Como as diversas formas de escritas que se relacionam com o gênero, assim como a sua origem e quem faz parte da produção dessa narrativa. Até mesmo a reportagem jornalística entra na conversa.

O autor espera encontrar nos participante vontade de estudar mais sobre o tema e que tenham interesse na escrita. “Espero encontrar um público interessado e aberto para ouvir um assunto que aparentemente todo mundo conhece, mas é pouco estudado”, disse Corsaletti.

Escritores como Machado de Assis, Antônio Prata, Tati Bernardes serão temas dos encontros, além de Rubem Braga e Nelson Rodrigues, passeando por nomes consagrados a escritores contemporâneos.

Com uma linguagem que relata fatos em ordem cronológica, as crônicas já foram utilizadas em folhetins franceses e ganhou um significado mais literário com o passar do tempo. “A crônica é um gênero muito livre e todo mundo que tem interesse em escrita pode aprender alguma coisa com o curso”, revela Fabrício.

Rede Sesc de Leituras  

Fabrício Corsaletti é um escritor paulista, com mais de dez livros publicados. Entre crônicas e poemas já escreveu “Poemas com Macarrão”, voltado para o público infantil e “Perambule”, uma obra que reúne crônicas do autor. Desde 2010 escreve quinzenalmente para o jornal Folha de São Paulo, em uma coluna de crônica e poemas.

Sua vinda para Cuiabá é por meio do projeto do Sesc, intitulado Arte da Palavra que busca estimular a formação de leitores e divulgar autores brasileiros. Com ações voltadas para espetáculos, oficinas e debate.

As 25 vagas ofertadas para a oficina foram preenchidas, contudo o Sesc Mato Grosso oferece eventos como esse durante todo o ano, com programações divulgadas através do Site Oficial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *