Circuito Funcional Kids inclui provas para alunos da Educação Infantil

Da redação (com informações da assessoria)

 

 

 

A terceira edição do Circuito Funcional Kids, promovido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer terá uma inovação neste ano: O Circuito Funcional Baby, com provas para os alunos matriculados nos Centros de Educação Infantil (creches).

Com sucesso garantido desde sua primeira edição em 2017, o Circuito Funcional Kids é uma ação desenvolvida pelos profissionais da Superintendência de Esportes nas escolas com o objetivo de oferecer atividades lúdicas e competitivas aos alunos, propiciando benefícios no desenvolvimento motor e cognitivo das crianças que, além da aprendizagem de movimentos, são destacados princípios do treinamento funcional como: trabalho e integração das diferentes capacidades físicas – coordenação, equilíbrio, força, flexibilidade, potência, resistência aeróbia, velocidade e agilidade – desenvolvimento dos músculos estabilizadores, também conhecidos como transferência do movimento, que nada mais é do que aplicabilidade dos movimentos aprendidos em atividades do dia a dia.

De acordo com o superintendente de Esporte, Jadir Pereira, as atividades do Circuito Funcional Kids e Funcional Baby deste ano irão ocorrer em quatro regiões de Várzea Grande: Centro, Cristo Rei, Região do Jardim Glória e Região do Novo Mato Grosso. Participam das atividades alunos de 62 escolas de Educação Básica e 19 Centros de Educação Infantil.

Conforme Jadir Pereira a participação dos alunos é divida por categorias, a categoria A mista nos anos base 2007/2010; Categoria B mista nos anos base 2011/2014 e com a novidade do Funcional Baby na categoria C mista com ano base 2015/2017. “Este ano ampliamos a participação dos alunos, estendendo também o benefício das atividades para as crianças da Educação Infantil, com provas especialmente destinadas aos pequenos, na inclusão e interatividade, oportunizando a todos essa modalidade de aprendizagem”, explicou o superintendente.

A primeira fase do Circuito Funcional Kids e Baby terá início em junho e será realizado nos Miniestádios do Ipase, Manaíra e Bonsucesso, sendo 12 obstáculos para o Funcional Kids e alguns outros obstáculos para o Funcional Baby. As atividades do Circuito Funcional Kids e Baby irão até setembro com a classificação para os melhores colocados das categorias A e B e os cinco melhores colocados para os alunos dos CMEI.

A grande final está programada para ocorrer durante o mês de outubro em comemoração ao Dia das Crianças. “Como já é tradição, vamos promover uma grande festa, com muita diversão, apresentações artísticas, brincadeiras e o ponto alto do evento com a premiação dos vencedores dos Circuitos Funcional Kids e Baby”, destacou Jadir.

Para o secretário Silvio Fidelis, a superintendência de Esporte inova com o Funcional Baby, dentro do Circuito Funcional Kids, implementado pela Educação em 2017, reforçando o diferencial no processo pedagógico educacional para a rede pública de Várzea Grande. “Essa atividade que alia atividade física com experiências lúdicas, melhora a motricidade e suas valências como lateralidade, coordenação motora e equilíbrio, garantindo a criança mais autonomia, desenvolvendo sua autoconfiança e inclusão social. A Educação Pública de Várzea grande já se tornou referência em vários projetos e programas pedagógicos e o Funcional Kids é nova aposta no ensino e aprendizagem de qualidade, digo qualidade, porque toda a estrutura pedagógica da edução estará envolvida nesta ação importante”, declarou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *