Sem categoria

Estudantes podem participar de programa Parlamento Jovem Brasileiro

Publicado

na

Da Redação (com informações da assessoria)

Estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas podem participar da edição 2019 do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). As inscrições são on-line e podem ser feitas até o dia 31 de maio no site da Câmara dos Deputados.

A iniciativa visa eduar para a democracia e é realizada anualmente em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed). Tem por objetivo proporcionar aos alunos de ensino médio de todo o país a vivência do trabalho dos deputados federais, por uma semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Podem participar do programa alunos com idade entre 16 e 22 anos, que estejam matriculados no ensino médio, médio técnico integrado ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e podem vivenciar as principais etapas de um processo de elaboração de leis, escrevendo projetos e debatendo temas de grande importância para o país.

A jornada parlamentar ocorrerá no período de 23 a 27 de setembro deste ano, em Brasília. O número de vagas para deputados jovens é proporcional ao número de deputados federais. A bancada estadual de Mato Grosso na Câmara possui oito deputados federais e disponibiliza uma vaga para o parlamentar jovem.

Leia Também:  Projeto leva alegria a pacientes e ajuda na redução do tempo de internação

Todas as despesas, incluindo transporte aéreo, traslado, acomodação durante todo o período do evento, alimentação e atendimento médico emergencial serão custeados pela Câmara dos Deputados.

Edição 2018

Na edição de 2018 do programa, Mato Grosso foi representado pela aluna Pamela Alves Taborda de Souza, da Escola Estadual do Campo Castro Alves, localizada no município de Diamantino (a 208 quilômetros de Cuiabá).

Ela foi selecionada com o Projeto de Lei, cuja proposta era “Destinar 5% do valor arrecadado anualmente pelos postos do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) para aquisição de obras literárias e equipamentos de informática para as escolas públicas do campo”.

Para realizar a inscrição, o participante deve acessar o site www.camara.leg.br/pjb e preencher a ficha de inscrição.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

Mutirão da Limpeza é levado para o Jardim Renascer e atende comunidade por dois dias seguidos

Publicado

na

Por dois dias seguidos, a Prefeitura de Cuiabá beneficiará os moradores do bairro Jardim Renascer, localizado na região Leste, com uma grande operação de zeladoria pública. Por meio do programa Mutirão da Limpeza, a comunidade será atendida nesta sexta-feira (16) e no sábado (17) com serviços de varrição das ruas, pintura de meio-fio, podas de árvores, roçagem, capinação e manutenção na iluminação pública.

Logos nas primeiras horas dos dias, a população já poderá observar a atuação das equipes da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) em todas as vias e equipamentos públicos. Conforme a programação montada para o local, na sexta-feira o trabalho começa a partir das 7h30 e segue até às 17h. Já no sábado, os cerca de 250 servidores retomam a ação às 7h e concluem até às 11h.

“Cuiabá possui mais de 300 bairros com demandas parecidas e que merecem sempre ter um olhar cuidadoso do Município. Infelizmente, não conseguimos atender todos de uma só vez ou em um prazo mais curto. Todavia, com um planejamento democrático, conseguimos alcançar todos os bairros de forma gradativa”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

Leia Também:  Projeto leva alegria a pacientes e ajuda na redução do tempo de internação

Além das atividades manuais, o mutirão no Jardim Renascer também contará com a atuação de maquinários como caminhões e pás carregadeiras, que ajudarão eliminar os bolsões de lixo encontrados. De acordo com a Limpurb, essa é uma das comunidades que possuem uma alta incidência em demandas dessa natureza, mesmo com as contínuas atividades de limpeza executadas no local.

Os caminhões do Cata-treco também percorrem as ruas dos bairros, permitindo aos moradores o descarte de materiais inservíveis, de forma segura e dentro da lei. Essa atividade é considerada fundamental para evitar que objetos sem mais utilidade, como sofás, geladeiras, fogões e pneus sejam descartados em áreas impróprias, prejudicando o meio ambiente e a saúde pública.

“Vamos oferecer aos moradores um trabalho completo. Além de atuar na limpeza de todas as áreas mapeadas, vamos também, de forma preventiva, dar ao morador a oportunidade de jogar seus materiais inservíveis da forma correta, impedindo a formação de novos bolsões de lixo. São atividades que melhoram o visual do bairro e também garantem mais qualidade de vida ao cidadão”, pontua o adjunto de Serviços Urbanos, Anderson Matos.

Continue lendo

PUBLICIDADE

POLÍTICA

ECONOMIA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA