Escolas de MT já podem se inscrever na Olimpíada Regional de Matemática da Unemat

Da redação (com informações da assessoria)

 

As inscrições para a décima sexta edição da Olimpíada Regional de Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) estão abertas. As escolas municipais, estaduais e particulares de Mato Grosso têm até o dia 30 de abril para enviar a ficha de inscrição para o e-mail: olimpunemat@terra.com.br ou entregar no Curso de Matemática, no câmpus Jane Vanini, à Avenida Tancredo Neves. Confira o regulamento.

Uma vez inscritas, as escolas designarão um professor coordenador e os seus alunos, a critério das respectivas escolas, poderão participar da Olimpíada que traz novidade nesta edição. Os alunos da rede pública e da rede privada de ensino serão premiados separadamente, embora as provas sejam iguais para ambos.

Os alunos serão divididos em três níveis. Do Nível 1 participam os concorrentes do sexto e sétimo anos, do Nível 2, os alunos do oitavo e nono anos e do Nível 3, os alunos do ensino médio. Todos passarão por três fases e cada fase consiste em uma prova.

As duas primeiras provas serão realizadas na escola do aluno concorrente. A primeira, de múltipla escolha, no dia 3 de maio, e a segunda, de questões discursivas, no dia 9 de agosto. Já a última prova, também de questões discursivas, será realizada no dia 27 de setembro no câmpus da Unemat, em Cáceres.

De acordo com o professor Luiz Fernando Jorge da Cunha, doutor em Geofísica e um dos organizadores da Olimpíada, muitos são os objetivos desse evento. “Ampliar o acesso dos alunos do ensino básico e fundamental, por meio de um ambiente estimulante, ao estudo da Matemática assim como, contribuir para o aperfeiçoamento e a valorização dos professores envolvidos, promover a integração das escolas públicas e privadas e a inclusão social por meio da difusão do conhecimento”, explicou Luiz Fernando.

A cerimônia de premiação acontecerá em 23 de novembro na Unemat, no Auditório Edval dos Reis, no bairro Santos Dumont.  Os três melhores colocados de cada nível da rede pública e da rede privada de ensino receberão medalhas. Os professores organizadores e colaboradores de cada escola receberão Certificado de Participação de 20 horas.

A XVI Olimpíada Regional de Matemática da Unemat é uma realização da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) por meio do Curso de Matemática do câmpus de Cáceres.

Mais informações com os professores Luiz Fernando Jorge da Cunha (65) 99905.8127, Celso Fanaia Teixeira (65) 99979.3967 e Mauro Viegas (65) 99962.8070.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *