Escola da Arena Pantanal comemora 300 anos de Cuiabá com evento

A Escola Estadual Governador José Fragelli – Arena da Educação realiza, nesta  quarta-feira (10.04), três comemorações importantes. Além de festejar os 300 anos da Capital, vai celebrar o aniversário de dois anos da unidade escolar e a cerimônia de encerramento da 3ª edição das Olimpíadas “Cuiabá 300 anos. Nós te amamos!”.

Segundo o professor orientador de linguagem, Flávio de Castro, a escola preparou apresentações culturais como danças, canto e encenações de todas as turmas da escola. Cada uma delas homenageará um personagem cuiabano de destaque. Na lista estão Henrique e Claudinho, Totó Bodega, Dunga Rodrigues, Marechal Cândido Rondon, Mãe Bonifácia, Nico e Lau, Liu Arruda, Pescuma, Almerinda e Maria Taquara. Os shows e homenagens serão a partir das 8h30 e as premiações, a partir das 14 horas.

Maria Taquara

A primeira cuiabana a usar calça comprida em Cuiabá é uma das homenageadas. Trata-se de Maria Taquara, uma mulher considerada transgressora da moral e dos bons costumes, pois durante o dia trabalhava como lavadeira e a noite “atendia” soldados do 16º Batalhão de Caçadores.

Flávio de Castro explica que a escolha dela é para se aprofundar na história da praça, conhecendo um pouco mais sobre essa personagem lendária cuiabana e sua contribuição para Cuiabá.

Esporte

Nas Olimpíadas, serão premiadas as turmas que ficarem com os três primeiros lugares, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio. A escola conta com 10 modalidades esportivas, que são: basquete, futsal, tênis de mesa, vôlei de praia, judô, luta olímpica, atletismo, ginástica rítmica, xadrez e natação. A entrega da premiação será na tarde de quarta-feira.

Arena da Educação

Funcionando como parte do projeto de escola integral, a unidade ocupa 12 dos 97 camarotes do estádio, onde foram montadas salas de aula, coordenadoria, diretoria, laboratório e biblioteca.

Em um dos turnos, os alunos têm aulas regulares e, em outro, se dedicam à grade diversificada, que prevê atividades de esportes, informática e projeto de vida.

Para o Ensino Fundamental são ofertadas práticas de basquete, atletismo, skate, tênis de mesa e xadrez; para o ensino médio, futsal, e para ambos os níveis, luta olímpica, judô, natação e vôlei de areia. A escola, que tem 277 alunos matriculados,  está localizada no 2º andar do setor leste da Arena Pantanal, no Bairro Verdão, em Cuiabá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *