Arena Pantanal tem programação variada durante todo o ano; confira

Além de abrigar o primeiro estádio-escola do país, a Arena Pantanal, em Cuiabá, tem sido palco de uma variedade de eventos. Nessa quinta-feira, 13, o estádio recebeu a partida entre Cuiabá e Goiás, que duelaram por uma vaga na segunda fase da Copa do Brasil Sub-20, com vitória de virada do time goiano.

Com todas as arquibancadas cobertas e com assentos, a Arena acolhe ainda outros jogos dos campeonatos organizados pela Federação Matogrossense de Futebol (FMF) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Neste ano, a Copa do Brasil 2019 teve duas partidas realizadas no estádio, ambas possibilitando a festa dos torcedores do Mixto Esporte Clube nas arquibancadas e ótimas atuações de um dos times mais tradicionais do Estado dentro de campo.

Torcida mixtense na partida pela Copa do Brasil, no dia 6 de março deste ano.    Foto: Robson Reis – Secel/MT

Para os próximos dias há jogos agendados na Arena pelas oitava e nona rodadas do Campeonato Mato-grossense. Na sexta-feira (15), às 15h30, o Operário Ltda enfrenta o time de Juara. No sábado (16), às 17h, a disputa será entre Mixto e Luverdense e no domingo (17), às 15h, haverá o duelo entre CEOV e Cuiabá. E mais uma partida do CEOV ocorre na quarta-feira da próxima semana, 20 de março, às 20h30, desta vez contra o Mixto.

Após o encerramento dessas rodadas, o estádio começa a receber a fase semi-final do compeonato – cujas datas e confrontos serão definidos de acordo com a classificação dos times.

Sem o fosso que existia no antigo estádio Verdão, a estrutura da Arena Pantanal permite uma maior proximidade do público com o campo e com jogadores. Essa oportunidade de estar mais próxima incentivando o time poderá ser aproveitada pela torcida do Cuiabá Esporte Clube. A partir de abril, o clube da Capital começa a disputar a série B do campeonato brasileiro, em uma jornada que pode levá-lo à primeira divisão do Brasileirão.

“A visibilidade e a estrutura da Arena Pantanal têm ajudado a aumentar a representatividade dos times locais no cenário futebolístico nacional”, afirma o presidente da FMF, Aron Dresch.

Outros eventos

A agenda de eventos no Complexo Arena Pantanal contempla mais do que eventos esportivos e envolve uma gama diversa de públicos. A programação inicial para 2019 já prevê algumas atividades em seu entorno, como a Marcha para Jesus – organizada pelo Conselho dos Ministros Evangélicos, em 27 de abril; Circo Áster Máquinas – um espetáculo que combina circo, teatro, música e efeitos especiais, de 06 a 08 de maio; Festival de Cerveja Artesanal, de 10 a 13 de julho; e Oktoberfest Cuiabá, de 07 a 15 de dezembro.

Também já estão programados para ocorrer na Arena o 13º Encontro Nacional de Educação Matemática, de 14 a 17 de julho, o 13º Congresso Brasileiro de Educação Física e o 1º Congresso Mato-grossense de Educação Física, de 04 a 06 de setembro.

Para o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, a capacidade de absorver um grande público é chamativo para a realização de eventos. “A Arena Pantanal é um ponto atrativo da cidade. Estamos organizando as agendas como forma de aproveitar o tempo ocioso e de manter um fluxo constante por todo o Complexo”, explica.

Arena multiuso

A Arena Pantanal foi projetada como um complexo multiuso. Umas das prioridades da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) é tornar realidade essa característica do local, transformando-o em um grande parque estadual de esporte e lazer.

A ideia é melhorar os equipamentos já disponíveis em seu entorno, a exemplo da piscina olímpica e do ginásio de artes marciais, acrescentando outros, como quadras externas, áreas delimitadas para caminhada e ciclismo, pista de skate com padrão internacional, etc.

Segundo o secretário da Secel, Allan Kardec, a programação de eventos e a presença da comunidade em seu entorno dão mostras de que o Complexo pode oferecer muitas outras possibilidades. “A Arena Pantanal modificou o espaço e a cultura urbana de Cuiabá, o que não tem mais volta. Agora o que precisamos fazer é dispor dessa grandiosa estrutura para servir ainda mais à população”, ressalta.

Com um projeto arquitetônico que levou em conta as altas temperaturas locais, garantindo ventilação cruzada entre os setores, a Arena tem capacidade para receber até 43 mil pessoas. Não é à toa que foi escolhida para sediar o principal evento de comemoração dos 300 anos de Cuiabá, a ser realizado pela Prefeitura Municipal com o apoio do Governo do Estado.

“Em breve a Prefeitura de Cuiabá divulgará a programação do evento. O que podemos adiantar, enquanto gestores do espaço, é que tudo está sendo preparado de forma que o gramado não seja prejudicado e o estádio seja cada vez mais e melhor utilizado, preservando-o como espaço e palco do futebol”, assegurou Allan Kardec.

Agendamento de eventos:

Os interessados devem buscar informações no site: www.esportes.mt.gov.br/-/use-o-complexo-arena-pantanal. Ou ainda no telefone: (65) 3613-4947.

 

 

 

 

 

Credito: SAEL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *