Limpeza de bocas de lobo é realizada na Trincheira do Tijucal

A força-tarefa para limpeza emergencial das bocas de lobo da Capital ganhou reforço na última sexta-feira (15). A Prefeitura de Cuiabá estabeleceu parceria com a concessionária de saneamento do município para realização de desobstruções pontuais na rede de drenagem, que inclui tubulações e bueiros.

A primeira ação, teve como ponto de atuação o Complexo Viário Walter Rabello, a popular Trincheira do Tijucal. Servidores da Secretaria de Obras Públicas e equipe da Águas Cuiabá, utilizando equipamentos pesados, retiraram terra e lixo (inclusive pneus) das tubulações. O objetivo foi diminuir os riscos de alagamentos na região, ocasionados pelo índice de chuva acima da média, verificado nesta temporada.

A Prefeitura tem mobilizado suas equipes e instituições parceiras, para que todo o aparelhamento e profissionais disponíveis no município possa trabalhar em prol da otimização das estruturas de escoamento de águas pluviais. “Cada contribuição, quer de conhecimento, de tecnologia, equipamentos e força de trabalho é muito importante neste momento. As chuvas estão muito acima da média e, com isso, a área urbana sofre. Nossa função é criar soluções e a soma de esforços é o caminho mais eficiente neste sentido”, pontuou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Com a parceria, a concessionária de saneamento básico trabalhará juntamente com as equipes da Secretaria de Obras neste período. “Estas ações emergenciais e pontuais vão gerar importantes benefícios à comunidade em geral. Vamos atuar em conjunto com o poder público para que o impacto à mobilidade e à segurança dos pedestres e dos veículos, em caso de eventuais novas situações de fortes chuvas, seja o menor possível”, observou o diretor-geral da Águas Cuiabá, Luiz Fabbriani.

A concessionária atuará com a utilização de profissionais e do caminhão hidrojato. Adquirido em 2018 para a desobstrução de redes de esgoto, o equipamento é um importante aliado na prevenção dos alagamentos em vias públicas. Atualmente, a Secretaria de Obras conta com duas equipes de manutenção e dois caminhões hidrojato, que realizam uma média de 100 atendimentos por mês.

“Estamos trabalhando pela comunidade. Mas precisamos do apoio de todos. Aproveito, então, para enfatizar que a parceria pela cidade, para ser de fato eficaz, precisa de cada munícipe. No que se refere às redes de drenagem, todo cidadão pode colaborar com uma atitude simples e fundamental: jogar o lixo apenas no lixo. Isso faz uma grande diferença”, declarou o secretário de Obras, Vanderlúcio Rodrigues.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *