Consultório Itinerante realiza mais de 28 mil atendimentos em dois anos

A gestão Emanuel Pinheiro avança nos investimentos para uma Saúde cada vez mais humanizada e que atenda a população nas bases, uma prova deste cuidado é o Programa Consultório Itinerante. Após ter as ações intensificadas pela atual administração, em apenas dois anos, a unidade móvel já percorreu cerca de 15 mil quilômetros e realizou mais de 28 mil atendimentos e acolhimento integral à população que não tem acesso aos serviços das Unidades de Estratégia da Saúde da Família.

Conforme o enfermeiro e responsável técnico pela unidade móvel, Marcelo Coelho, a exemplo dos 28 mil, os atendimentos são realizados pela equipe composta por um médico generalista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um técnico de saúde bucal, um psicólogo, um agente administrativo e um motorista, em 14 comunidades, sendo sete rurais e sete terapêuticas (unidades de reabilitação social) com a oferta de atividades inerentes às unidades de Saúde da Atenção Básica.

“Levamos às 14 comunidades contempladas serviços como pré-consultas, consultas, atualização do calendário de vacinação, atendimento odontológico, entrega de kits de higiene bucal, medicamentos, exames laboratoriais entre outros procedimentos comuns às unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). Vale ressaltar que o último dia de atendimento sempre é destinado aos exames das pessoas que já foram atendidas. Tão logo fiquem prontos, retornamos para darmos andamento aos atendimentos como seria de praxe se este paciente tivesse sido atendido em unidades de Saúde convencionais”, frisou.

Para o coordenador do programa Consultório Itinerante, Ocelo Domingos, além de levar a humanização dos serviços em Saúde para pessoas que não teriam condições de buscar esse atendimento na zona urbana, o Itinerante também coleta informações sobre a população contemplada, observando suas carências e necessidades para posterior planejamento das ações da Secretaria de Saúde de Cuiabá.

“Além de levarmos a humanização dos serviços em Saúde para pessoas que não teriam condições de recebê-los devido à distância em que está da cidade, o Itinerante estabelece um vínculo entre os profissionais da Saúde e a população. Isso proporciona a troca de informações necessárias para posterior desenvolvimento de ações que contribuam para a democratização do conhecimento do processo saúde/doença e organização dos serviços e da produção social da saúde, visando cada vez mais a melhoria dos atendimentos para a população cuiabana, como preconiza o prefeito Emanuel Pinheiro”, explicou Domingos.

Nos próximos dias, moradores de seis comunidades, entre rurais e terapêuticas, serão beneficiados pelo programa. Ao todo, serão contempladas as comunidades rurais Pequizeiro, Raizama, Coivaras, Boa sorte e as terapêuticas, Lar Feminino e Help Vidas.

 

Confira o calendário dos próximos atendimentos do Consultório Itinerante

21/01 – (Atendimento) comunidade terapêutica, Lar Feminino

22/01 – (Coleta) comunidade rural, Pequizeiro

23/01 – (Atendimento) comunidade rural Pequizeiro

24/01 – (Coleta) comunidade rural, Pequizeiro

25/01 – Fechamento Relatório pendente

28/01 – (Atendimento) comunidade rural, Raizama

29/01 – (Coleta) comunidade rural Raizama

30/01 – (Coleta) comunidade rural, Raizama

31/01 – (Atendimento) comunidade terapêutica, Help Vidas

01/02 – (Coleta) comunidade terapêutica, Help Vidas

04/02 – (Atendimento) comunidade rural, Coivaras

05/02 – (Coleta) comunidade rural coivaras

06/02 – (Atendimento) comunidade rural, Boa Sorte

07/02 – (Coleta) comunidade rural, Boa Sorte

08/02 – Fechamento de relatórios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *