Turismo no Pantanal: Guia completo para sua viagem em nosso Pantanal

Rafael Medeiros, da Redação

O turismo no Pantanal atrai muitos turistas estrangeiros, agora vamos mostrar porque você deveria marcar sua viagem para lá também!

O Pantanal é uma das maiores planícies alagadas do mundo e o destino ideal para os fãs do ecoturismo.

Afinal, são mais de duas mil espécies de plantas e mais de mil espécies de animais para conhecer e ver de perto.

Antes de programar qualquer viagem é preciso se informar sobre o clima local, sobre a melhor época para visitar e qual é a melhor maneira de chegar ao local.

Pensando nisso, reunimos algumas informações para te ajudar a se planejar e começar a organizar sua viagem pelo Pantanal.

Onde fica o Pantanal
Muita gente tem dúvidas de onde fica o Complexo do Pantanal. Bom, a região é enorme e está no Paraguai, na Bolívia e no Brasil!

No Brasil, a região é dividida em dois estados. Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço em Mato Grosso, também conhecido como Pantanal Norte; e Miranda, Aquidauana e Corumbá, no Mato Grosso do Sul, chamada de Pantanal Sul.

Cada região oferece seus atrativos e é indicada para um tipo de viajante, dependendo do objetivo da viagem.

O bioma é considerado Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO e conta com uma fauna e flora super rica, prato cheio para os amantes do ecoturismo.

O destino ainda é pouco visitado por brasileiros, mas atrai milhares de turistas estrangeiros.

Pantanal Norte x Pantanal Sul
O primeiro passo na hora de planejar a viagem para turismo no Pantanal é escolher qual região visitar.

Para quem quer assistir manifestações culturais, danças típicas, praticar pesca e ver de perto animais aquáticos, o Pantanal Norte é o mais recomendado.

Já para quem quer ter um contato mais íntimo com animais selvagens e praticar canoagem, o Pantanal Sul é o ideal.

Independente da escolha, tanto na região Sul quando na região Norte, o Pantanal oferece passeios tradicionais e que precisam estar no roteiro de todo visitante.

Entretanto, algumas atrações são exclusivas de cada região e vai depender do que você planeja e espera da sua viagem e quais passeios mais te interessam.

Turismo no Pantanal: quais as cidades que fazem parte do Pantanal?
O Complexo do Pantanal tem esse nome porque é um bioma formado por muitos pantanais!

A savana, que tem a sua maior parte alagada, tem um acesso difícil por meio de barco entre algumas cidades dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. São elas:

Pantanal Sul (Mato Grosso do Sul): Aquidauana, Corumbá, Miranda e Porto Murtinho.
Pantanal Norte (Mato Grosso): Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço.
Clima no Pantanal
O Pantanal é um lugar que apresenta temperaturas altas durante o ano inteiro. A temperatura média anual é de 24°C. Durante o verão, o índice de chuva é bem maior do que no inverno.

Quem decide fazer turismo no Pantanal entre abril e setembro vai pegar a temporada mais seca do destino, mas o calor mesmo só aparece entre outubro e março, que é quando mais chove por lá.

Fauna e Flora no Pantanal
Muitos viajantes vem de fora do país para fazer turismo no Pantanal. A maior planície inundável do planeta possui grande biodiversidade. São cerca de 650 espécies de aves, 230 de peixes, 50 de répteis e 80 de mamíferos.

O Pantanal é o destino é ideal para quem gosta de contemplar a natureza e ter um contato mais próximo com o meio ambiente.

A beleza e a singularidade desse lugar muitas vezes passam despercebidas pelo brasileiro, que muitas vezes prefere as praias ou as montanhas.

Mas o Pantanal tem muito a oferecer e é um paraíso para fotógrafos, biólogos e amantes da natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *