Após Alto Índice de Acidente de Trabalho em MT Vereador cria Projeto para a Obrigatoriedade de Técnico de Segurança

O Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso (MPT-MT) através do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho divulgou no primeiro semestre de 2018 que a cada 52 minutos e 11 segundos uma pessoa sofre acidente de trabalho, e que a cada 03 dias e 11 horas uma pessoa morre em expediente. Após a divulgação dessa estatística o vereador Chico Leblon criou o Projeto de Lei nº 001 que estabelece a obrigatoriedade do técnico de segurança em todos os órgãos de administração pública que tenha mais de 100 funcionários.

Segundo o parlamentar a efetivação dessa lei é para evitar risco à saúde dos trabalhadores evitando acidentes. “Por inúmeros motivos este profissional é cada vez mais valorizado no âmbito trabalhista já que é o responsável por levantar riscos e até mesmo evitar acidentes. Ele tem a função máxima em preservar a saúde física e mental dos trabalhadores,” disse Chico Leblon.

De acordo com a Superintendência Regional do Trabalho (SRTE-MT), os ferimentos mais recorrentes em 2017 no Estado foram lesões no ombro e dorsalgia, ambos com 181 casos. Já os acidentes mais comuns em exercício são fratura dos punhos e das mãos (505), fratura da perna com o tornozelo (473), fratura do antebraço (321), fratura do pé (256) e lesões no ombro (265).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *