Missa ao alvorecer da Festa de São Benedito reúne milhares de fiéis

O vice-prefeito Niuan Ribeiro e o secretário de Cultura, Esporte e Turismo Francisco Vuolo participaram nesta quinta-feira (28) da tradicional missa da madrugada, que dá início às festividades dedicadas a São Benedito. São quatro dias de comemorações, culminando em uma procissão no domingo (1º de julho) pelas avenidas próximas ao santuário que encerra as festividades.

Um mês antes da festa, os festeiros e devotos de São Benedito iniciam as atividades que homenageiam o padroeiro com uma caminhada e visitas levando a bandeira e a imagem do Santo. Saem em peregrinação pelos bairros, comércios e repartições públicas de Cuiabá, bem como as 20 comunidades que compõem a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Este ano, a participação da Prefeitura de Cuiabá foi ainda mais presente, do que os anos anteriores, tendo em vista que o vice-prefeito Niuan Ribeiro é o Rei da festa. “É um orgulho muito grande representar duplamente o cidadão cuiabano, numa festa tradicional como esta, onde tantas pessoas ilustres passaram pelo reinado, unidas pela fé. É uma emoção muito grande, personificar toda essa religiosidade representando o povo cuiabano. E como vice-prefeito mais ainda! Eu me sinto muito honrado por estar aos 33 anos como vice-prefeito da cidade que amo, e agora, como rei desta festa e, sei que isso só aumenta a minha responsabilidade com a comunidade cuiabana e com todas as pessoas que moram aqui. Tenho certeza que tudo isso são bênçãos de Deus, através do nosso São Benedito”, ressalta Niuan.

A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo também tem uma um envolvimento fundamental para que este ano a festa ocorra da melhor maneira e a contento para os seus fiéis. “A festa de São Benedito é uma das festas católicas mais bonitas da nossa cidade e já está no calendário oficial do município. Por isso a Prefeitura de Cuiabá não poderia estar ausente deste evento, que representa muito em termos de expressão cultural e religiosidade. Estamos dando o suporte em infraestrutura, para que o evento ocorra e beneficie toda sociedade. O povo cuiabano é um povo pautado na fé. E a gestão Emanuel Pinheiro é uma gestão humanizada. Dentro do princípio da humanização e do princípio da fé, os caminhos da Cuiabá dos 300 anos vão seguir juntos beneficiando toda a sociedade. Aproveito para parabenizar os festeiros em nome do prefeito e peço a São Benedito que conduza os destinos da nossa querida Cuiabá”, afirma Francisco Vuolo.

O Tríduo (três dias de orações e celebrações religiosas) trarão a cada dia um lema de reflexão, em suas missas. Hoje na missa conduzida pelo Arcebispo da Capital Dom Milton, o lema foi “Sem violência, somos todos irmãos”. Já as demais missas serão celebradas pelo pároco da Igreja do Rosário e São Benedito, padre Marcos Antônio de Oliveira dos Santos. Dia 29 o lema é “Uma sociedade justa supera a violência e promove a paz”. Dia 30: “Que nossa missão avance como uma igreja sem saída”. Encerrando no dia 01 de julho como tema central: “São Benedito prova de amor a Deus ao povo cuiabano”.

“A nossa missa acontece sempre ao alvorecer porque nosso padroeiro era cozinheiro e sempre se levantou muito cedo para realizar suas tarefas. E nesse amor que São Benedito viveu, que a gente vê estampado nos olhos de todos, numa madrugada, o primeiro dia do tríduo, o carinho e o amor que as pessoas vêm testemunhar o carinho e o amor a Deus, seguindo as pegadas de São Benedito”, destacou o Arcebispo.

O santo sempre foi conhecido pela sua humildade e simplicidade tem em seus fiéis uma profunda devoção. “Eu fui criada sob a devoção do santo negro. Me lembro, desde muito pequena, vir aqui com minha mãe e meu pai participar da missa aqui nesta igreja centenária. Nós já tivemos muitas provas do poder do São Benedito, inclusive de cura. Nasci e vou morrer rezando pra ele”, disse Dona Hermínia Rodrigues da Silva, de 69 anos.

A programação inclui ainda missas da madrugada, alvorada de fogos, levantamento de mastro, procissão, chá com bolo, shows com bandas e grupos regionais e barracas de comidas típicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *