Cuiabano desafia a gravidade atravessando sobre uma fita de highline em cachoeira mais alta de MT

Da Redação

Um cuiabano de 28 anos atravessou a cachoeira Jatobá, a mais alta de Mato Grosso, localizada no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá, sobre uma fita de modalidades do Slackline. Otáwio Pedroso se superou no esporte ao andar 91 metros em uma altura de 248 metros, no dia 31 de maio.

“Foi a maior fita já armada em Mato Grosso. São disputas pessoais, não tem campeonato nessa modalidade. Buscamos bater recordes, é algo descontraído”, disse.

Otáwio conta que começou a praticar o esporte Slack há seis anos e, há três anos, a modalidade high, que é a fita amarrada em lugares altos.

“Tive que aprender escalada para fazer a ancoragem. Nossa equipe está evoluindo em técnicas e adquirindo equipamentos para cada vez conseguir armar fitas maiores e mais altas”, disse.

Conforme Otáwio, os lugares mais desafiadores no estado que ele já praticou o esporte foram os paredões de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, na Cachoeira da Fumaça em Jaciara, a 142 km da capital, e a Serra de São Vicente, no município de Santo Antônio de Leverger, a 35 km de Cuiabá.

“Entre todos, o lugar mais desafiador, com certeza, foi em Vila Bela, pois foi uma evolução da equipe ao armar uma fita tão alta e comprida”, contou.

Na modalidade, as equipes buscam armar as fitas em lugares cada vez mais bonitos e desafiadores, tanto na altura, quanto no comprimento.

“O que me motiva é que o esporte é lindo, pois temos o contato direto com as paisagens naturais. O medo está presente o tempo todo, tem que controlar o medo e a mente para conseguir concentrar e caminhar, e essa é a graça do high”, pontuou.

O esportista conta que pretende ir além e representar o estado em outros lugares do Brasil, mas, para isso, necessita de apoio.

“Precisamos de parceiros que nos ajudem com equipamentos e viagens, pois precisamos de fita e equipamentos de segurança para conseguirmos bater outros recordes e representar o nosso estado”, ressaltou.

O esporte
O Slackline é um esporte desafiador e o praticante deve se equilibrar em uma fita elástica, que é estendida em dois pontos fixos, na maioria das vezes, próxima ao solo.

O esporte surgiu na década de 70, e possui quatro modalidades, entre elas, o highline, que também consiste em uma fita elástica esticada em dois pontos fixos, porém, em lugares altos, tendo em média, 10m de altura.

Na modalidade high, além da experiência, é necessário utilizar equipamentos de segurança e tomar alguns cuidados, pois o esporte pode ocasionar graves lesões ou até mesmo a morte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *