Secretaria de Saúde suspende cirurgias em Mato Grosso

Da Redação

A Secretaria Estadual de Saúde (Ses-MT), suspenderá nesta terça e quarta-feira (29 e 30), respectivamente, as cirurgias eletivas, consultas e exames agendados em unidades de Mato Grosso. O comunicado foi feito por meio de nota nesta segunda-feira (28).

A nota ressalta que a medida é necessária, em razão da greve dos caminhoneiros, que já dura 8 dias. Porém, será mantido o funcionamento de todas as centrais de saúde de responsabilidade do estado, como: hospitais regionais, MT Hemocentro, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Farmácia de Alto Custo, Central de Regulação, Ceope, Cidrac, Lacen, Hospital Adauto Botelho, Ciasps, entre outros.

Em contrapartida, a secretaria informa que serão priorizados casos de extrema urgência e as demandas do Tratamento Fora e Domicílio (TFD).

Também esclarece que os servidores que tiverem dificuldade de locomoção, a Secretaria apoiará a modalidade de transporte solidário e inclusive disponibilizará veículos públicos para deslocamento.

Para esses veículos, exclusivamente, estarão disponíveis 3 postos, sendo um em Cuiabá, um em Várzea Grande e outro em Poconé (104 km ao Sul). Trata-se de carros da Secretaria Estadual, ambulâncias dos hospitais e do Samu.

Caso haja necessidade, o governo do estado acionará uma escolta policial para garantir o abastecimento desses veículos e do transporte de cargas de produtos como: medicamentos, insumos, gás, oxigênio e alimentos.

Em relação à suspensão de atendimento de oncologia de terceirizados, a nota assegurou que o governo está articulando para garantir o tratamento aos pacientes de alguns municípios.

Confira a nota da Ses

NOTA TÉCNICA DA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE – SES/MT – PARALISAÇÃO DOS CAMINHONEIROS AUTÔNOMOS
Diante da continuidade do movimento nacional dos caminhoneiros autônomos, a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) informa que:

1 – Será mantido o funcionamento de todas as unidades públicas estaduais de saúde: hospitais regionais, MT Hemocentro, SAMU, Cermac, Farmácia de Alto Custo, Central de Regulação de Urgência e Emergência, Ceope, Cridac, Lacen, Adauto Botelho e Ciaps, entre outros. Serão priorizados os casos de urgência e as demandas do Tratamento Fora e Domicílio (TFD) serão analisados caso a caso.

2 – As unidades de saúde funcionarão com base em escala de serviço a ser elaborada pelos diretores das unidades;

3 – As cirurgias eletivas, consultas e exames agendados em unidade da SES/MT serão suspensos nos dias 29 e 30 de maio.

4 – Sobre o funcionamento do nível central da SES/MT e dos Escritórios Regionais de Saúde (ERS), serão construídas escalas para os setores essenciais pelos respectivos secretários adjuntos, sendo que os que possuem cargos comissionados deverão comparecer normalmente aos locais de trabalho.

5 – Àqueles servidores que tiverem que continuar trabalhando para manter os serviços essenciais e tiverem dificuldade de locomoção, a SES apoiará o transporte solidário e inclusive disponibilizará veículos públicos para o transporte;

6 – Três postos de combustíveis, sendo um em Cuiabá, um em Várzea Grande e outro em Poconé atenderão exclusivamente os veículos da Secretaria Estadual de Saúde, tais como ambulâncias dos hospitais e do SAMU.

7 – Caso seja necessário, a SES acionará as forças de segurança para escoltar cargas de produtos destinados às unidades estaduais de saúde como medicamentos, insumos, gás, oxigênio, alimentos entre outros.

8 – O estoque de vacina e soro já foi distribuído para os municípios e ERSs garantindo estoque até o dia 04 de junho.

9 – Por meio do gabinete de crise do Governo do Estado, a SES está articulando com os municípios e alguns prestadores de serviços essenciais, como terapia renal substitutiva e oncologia apoio para a garantia do abastecimento de insumos.

10 – Diariamente o Gabinete Coletivo avaliará a situação das unidades e adotará as medidas necessárias para garantir o funcionamento dos serviços essenciais de saúde sob a gestão do estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *