Sal de ervas é opção para reduzir consumo de sódio nas refeições

Ele está em todo alimento servido à mesa, até mesmo nos doces. Aliado do sabor, o sódio também pode ser um vilão se consumido em excesso, principalmente nos alimentos industrializados. Trocar o sal comum pelo de ervas está entre as medidas que ajudam a reduzir a ingestão do sódio nas refeições e afastar a hipertensão. A doença, segundo dados do Ministério da Saúde, atinge cerca de 25% dos brasileiros.

“Além de reduzir o consumo de sódio, o sal de ervas dá muito mais sabor aos alimentos em geral, como arroz e salada. Com a substituição, até mesmo por quem é hipertenso, é possível perceber avanços significativos de controle. Mas, vale ressaltar, o sal de ervas não resolve o problema, por isso deve ser unido à alimentação saudável como um todo”, diz a nutricionista do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Roberta Sanches.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a pressão arterial é classificada como ótima ao medir 12 por 8 e normal em 13 por 8,5. Quando a pressão está acima de 14 por 9, o diagnóstico é de hipertensão. Sobrepeso e obesidade, má alimentação, sedentarismo, tabagismo são os principais fatores que podem levar a hipertensão e tem como sintomas dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar. 

Confira a receita do Sala de Ervas do Sesi:

Ingredientes

1 colher de sopa de sal

3 colheres de louro (folha, seco ou em pó)

1 colher de sopa de orégano desidratado

1 colher de sopa de manjericão desidratado

1 colher de sopa de salsa desidratada

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea.

 

Credito:Sesi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *