Pesquisa aponta que apenas 19% dos brasileiros querem ter filhos nos próximos 2 anos

Emily Magalhães/ Da Redação 

Uma pesquisa sobre natalidade divulgada pelo Ibope, mostra que apenas 19% dos brasileiros pretendem ter filhos nos próximo dois anos. Sendo, 17% por gravidez e 2% por adoção.

A pesquisa foi realizada entre  15 e 18 de março com 1.491 pessoas com mais de 16 anos, em 143 municípios de todo o país. Do total de entrevistados, 79% não pretendem ter filhos até 2020, e 2% não sabem.

Os dados ainda mostram que o Nordeste é a região em que a maior quantidade de pessoas pretende ter filhos, 19% querem biológicos e 3% desejam adotar uma criança. Já, 76% não querem.

No Centro-Oeste, 16% pretendem ter filhos biológicos e 1% quer adotar. 82% não desejam ter filhos.

Quanto ao tipo de parto, 76% dos que querem ter filhos, desejam ter o parto normal em uma maternidade ou hospital, e 3% parto em casa. Enquanto, 20% dos entrevistados pretendem fazer cesariana.

A artesã, Taynara Pelin, de 28 anos, faz parte do grupo de pessoas que desejam ter filhos. A jovem é casada há aproximadamente quatro anos, e nos últimos cinco meses tenta, sem muitas expectativas, engravidar. “Estamos abertos a possibilidades, deixando bem livre e se acontecer é bem vindo”, disse.

Ela conta que existem tantos lados ruins, quanto bons em relação a querer ter um filho hoje em dia.

“A gente vê como está à humanidade atualmente, e se pergunta se é realmente interessante colocar um filho no mundo. Mas, também penso que estaremos dando a oportunidade para esses seres virem ao mundo trazer luz, paz e ensinamentos às outras pessoas. Então, o que tem de ruim, também pode ter de bom”, comentou Taynara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *