Tinha que ser mulher: No Dia delas, blitz em Cuiabá deve conscientizar motoristas sobre o machismo no trânsito

Agentes de trânsito devem realizar uma campanha na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá. Segundo a Semob, mulheres cometem menos infrações que os homens.

Agentes de trânsito de Cuiabá preparam uma blitz educativa, nesta quinta-feira (8), data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A ação deve ser realizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, a partir das 8h30.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), a intenção é combater o machismo no trânsito e destacar que a mulher é atenciosa no trânsito, como mostram números de infrações cometidas no ano passado. O tema da campanha é “Tinha que ser mulher para dirigir tão bem”.

Durante a blitz, agentes de trânsito devem orientar os motoristas e distribuir panfletos, brindes e uma rosa às condutoras. Além disso, terão apresentações da companhia de Teatro Cena Onze.

A Semob afirma que 70% das infrações de trânsito são causadas por homens. As mulheres se envolvem em pequenos acidentes, enquanto os homens em ocorrências mais graves, como atropelamentos, capotamentos e colisões frontais, devido à direção mais agressiva, além de consumirem mais álcool.

O excesso de velocidade também é outro fator que faz com que os condutores do sexo masculino se envolvam em alguma eventualidades mais do que as mulheres.

Entre 2012 e 2016, foram registrados 22.943 mil acidentes em Cuiabá, segundo o Anuário Estatístico de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).

*Informações Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *